3 razões para se fazer uma Educação Ambiental


1. Consciência sustentável na prática

        Se o operacional da sua empresa faz uso não consciente de recursos energéticos e hídricos, ou se gera uma quantidade considerável de resíduos descartados, promover uma Educação Ambiental para os seus funcionários pode ser a solução que estava faltando para a redução dos impactos ambientais negativos que ela venha a gerar. 
      A vantagem de se promover uma Educação Ambiental nesse contexto é que, além de estimular seus funcionários a adotarem práticas mais sustentáveis e ambientalmente colaborativas, esse tipo de educação pode te ajudar a reduzir gastos energéticos, hídricos e com o gerenciamento de resíduos descartados.
      Isso porque também é papel da Educação Ambiental apresentar a realidade sustentável na prática, apresentando atitudes simples que fazem toda a diferença na conta do final do mês.
      Se estivermos falando de uma escola, eu até gosto de dizer que a responsabilidade é ainda maior. 
      Não somente porque a Educação Ambiental é obrigatória por lei, mas principalmente porque a escola carrega esse papel de formação de cidadãos ecologicamente conhecedores e responsáveis com a preservação do meio ambiente. 
       Vou te dar um exemplo, vamos imaginar que você é mãe ou pai do Mateus, uma criança de 4 anos que, como as outras da mesma idade, está em fase de descobrir e aprender novos valores. Certamente, as chances de você escolher uma escola que estimule o contato com a natureza e ensine sobre a responsabilidade socioambiental são muito maiores em escala comparativa.

    2. Melhoria organizacional

           Sim, é verdade! A educação ambiental extrapola a simples absorção do conhecimento.
          Ela tem um papel muito importante no meio escolar e empresarial. Isso porque estimula em cada um dos seus funcionários a vontade de buscar soluções concretas para os problemas ambientais presentes no ambiente de atuação dos mesmos, melhorando a qualidade ambiental deles.
         Pense como se o ambiente de atuação fosse como um corpo. Quando todos os membros são bem cuidados, o corpo funciona em perfeita harmonia. Do mesmo modo, se um deles for negligenciado, será que o corpo funcionará com a mesma eficiência? 
          Certamente que não.
         Assim, a educação ambiental cria hábitos em seus praticantes que aumentam a agilidade dos processos e facilidade de execução. Como por exemplo, a produção de menos resíduos gera ambientes mais limpos, mais organizados e de fácil mobilidade.
         Esse combo de vantagens motiva um melhor desempenho no trabalho ou na escola, a maior prova disso é que já existem inúmeras empresas que adotam os sistemas “5s”, “8s” e “10s”, que são programas muito eficientes que relacionam o aprimoramento do ambiente com o desenvolvimento pessoal e empresarial.

       3. Marketing verde

            Você já deve ter percebido por aí o quanto é comum as empresas insistirem tanto em relacionar a sua marca com um bom apelo ambiental. Os produtos “eco-friendly”, “cruelty free”, veganos, naturais, orgânicos e de várias outras categorias estão cada vez mais presentes nas prateleiras do mercado.
            E eu não paro por aí! Já existem inúmeras escolas, hospitais, bancos e vários outros estabelecimentos que agregam essa pegada sustentável em seus serviços por meio da educação ambiental.
            Isso porque o ecomarketing (como também é chamado) se mostra extremamente eficiente quando o assunto é destacar a sua marca, com um posicionamento ecologicamente consciente, visto que a crescente escassez dos recursos ambientais gerou uma grande preocupação e mobilização social em prol da sustentabilidade ambiental.
            Mas ATENÇÃO: Para que o marketing verde realmente surta efeito em sua empresa, ele deve sobreexceder o bom discurso ecologicamente correto, sendo visível, principalmente na prática, para que o seu serviço/produto não perca credibilidade pela incoerência comportamental.
            E é aí que entra o papel da Educação Ambiental, que estimula, por meio de um conhecimento bem detalhado, seus funcionários a usarem a criatividade para pensar em práticas inovadoras de sustentabilidade no dia-a-dia da empresa.

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